![](https://s46364.pcdn.co/wp-content/uploads/2024/08/Otorrinopediatra.jpg)
Otorrino pediatra é um médico especializado em otorrinolaringologia (ou “otorrino”) que foca no tratamento de crianças. A otorrinolaringologia é a especialidade médica que cuida de problemas relacionados ao ouvido, nariz e garganta (ORL).
Quando um otorrinolaringologista se especializa em pediatria, ele se dedica especificamente ao diagnóstico, tratamento e manejo de condições ORL em bebês, crianças e adolescentes.
O que é Otorrinopediatria?
A Otorrinopediatria ou Otorrinolaringologia Pediátrica é uma área de aperfeiçoamento da Otorrinolaringologia. O Otorrino Pediatra é o médico especializado no tratamento das doenças de ouvido, nariz e garganta em bebês, crianças e adolescentes.
O avanço das tecnologias em saúde e melhora da sobrevida de crianças com doenças graves ou crônicas criou uma necessidade de aperfeiçoamento de otorrinolaringologistas na população pediátrica. A necessidade desses especialistas em equipes multidisciplinares, que facilitassem a comunicação entre as especialidades e para uma visão geral dos casos é essencial.
Além disso um treinamento específico na anatomia pediátricas e nas técnicas cirúrgicas adequados para recém nascidos e crianças pequenas. Afinal o bebê a a crianças não são adultos em miniatura, apresentam uma anatomia específica e que está em crescimento e desenvolvimento.
Todo Otorrino tem treinamento para atendimento de crianças?
Sim, todo Otorrinolaringologista tem treinamento para atendimento em todas as idades, apesar de alguns otorrinos optarem por não atender crianças.
O diferencial dos otorrinos pediatras é a experiência com doenças tratadas pelo otorrino geral em uma população complexa (bebês, crianças com doenças crônicas ou sistêmicas graves, malformações craniofaciais, doenças sindrômicas ou raras), no tratamento de doenças complexas numa população pediátrica comum, garantindo um pleno desenvolvimento e qualidade de vida para as crianças.
O Otorrinolaringologista Pediátrico é Pediatra?
Não, apesar do otorrinopediatra estar muito atendo as questões do crescimento e desenvolvimento infantil, toda criança precisa manter um acompanhamento com o pediatra. A parceria entre a otorrinolaringologia e a pediatria, com suas especialidades, além de outras profissões da área da saúde ( fonoaudiologia, fisioterapia, odontologia por exemplo) é uma das características da otorrinopediatria.
Em alguns casos uma equipe multidisciplinar é necessária.
Como se torna um Otorrino Pediatra?
No Brasil para se tornar Otorrino Pediatra é preciso estudar 6 anos de Graduação em Medicina, 3 anos de especialização em Otorrinolaringologia e obtenção do título de Especialista pela ABORL-CCF e, além disso, cursar pelo menos mais um ano de fellowship em um serviço especializado.
Existem hoje no Brasil 9 serviços que oferecem aperfeiçoamento em otorrinolaringologia pediátrica.
Como eu me tornei uma Otorrino Pediatra?
- Eu percorri o caminho habitual de estudos, dedicação e treinamento.
- Formação em Medicina pela Faculdade de Medicina do ABC
- Residência Médica em Otorrinolaringologia pela Faculdade de Medicina do ABC
- Obtenção de Título de Especialista em Otorrinoloringologia pela ABORL-CCF
- Fellowship em Otorrinolaringologia Pediátrica Pela Unifesp- EPN
- Membro da ABOPe – Academia Brasileira de Otorrinolaringologia Pediátrica
- Curso de especialização em Medicina do Sono em crianças e Adolescentes- instituto do Sono- AFIP
- Mestrado e Doutorado com pesquisa na área de Apneia do Sono em Crianças na Unifesp-EPM
- Curso Extensivo de Foniatria ABORL-CCF
Quais as principais Doenças tratadas pelo Otorrino Pediatra?
- Dificuldade na respiração, Respiração bucal
- Ronco e apeia do sono
- Língua presa ou freio lingual curto- Anquiloglossia
- Ruídos durante a respiração ou estridor
- Laringolmalácia
- Caseum (halitose e mal cheiro na boca)
- Amigdalites e amígdalas grandes
- Faringites
- Laringites
- Alergias
- Sangramento nasal ou Epistaxe
- Adenóide
- Aumento das amigdalas e adenoides
- Desvio de septo
- Rinite
- Sinusite
- Obstrução nasal, nariz entupido
- Voz anasalada
- Gripes e resfriados
- Secreção nasal constante ( rinorreia)
- Infecções de repetição
- Disfonias ou rouquidão
- Nódulos nas pregas vocais
- Dores de ouvido
- Infecções de ouvido ou otites
- Perfuração da membrana timpânica.
- Corpos estranhos no ouvido, nariz e garganta
- Colesteatoma
- Perda de audição
- Avaliação da audição no recém nascido ou falha no teste da orelhinha
- Avaliação da audição na criança em idade escolar e adolescentes
- Surdez e implantes cocleares
- Atraso na fala
Quais as crianças que mais procuram o Otorrino Pediatra?
Em geral o Otorrinopediatra é requisitado em momentos críticos. O recém nascido que apresenta dificuldade para respirar pelo nariz é um caso de urgência médica, o otorrino é chamado logo após o nascimento. Falha no teste da orelhina, dificuldade na amamentação, engasgos e problemas na formação do bebê que afetam ouvido, nariz ou garganta são queixas nessa faixa etária.
Com poucos meses os bebês podem apresentar ruídos respiratórios ou secreção nasal, até mesmo demonstrar sinais de dificuldade de audição, não responder a sons/ não balbuciar.
Infecções de repetição, dificuldade em respirar pelo nariz, otites, roncos começas a aparecer assim que entram na escolinha, assim como colocar objetos no ouvido e nariz.
Atrasos na fala e trocas de fonema, manter sempre a boca aberta, musculatura facial mais flácida, dificuldade de mastigar tem que ser avaliados pelo otorrino. Precisam ser descartados casos de perda de audição (muito comumente causados por otites) e obstrução das vias respiratórias.
Condições especiais que precisam de avaliação do otorrino especialista na população infantil: Síndrome de Down, malformações craniofaciais, asma, rinite alérgica, doenças sindrômicas ou raras, anemia falciforme, distúrbios da coagulação.